Os sofrimentos do jovem Werther,Goethe

Esse livro escrito por Goethe- cuja pronuncia se aproxima de "Guet"- em 1744 é considerado até hoje como um clássico da literatura mundial, sendo apontada, inclusive, como a causa de um surto de suicídios na Europa. É de se esperar então que sua história seja ótima,certo? Certíssimo. A historia que é toda escrita em forma de cartas a Guilherme te toca de uma forma única, a forma dos apaixonados.


O livro tem como personagens principais: Werther (um jovem que se apaixona por uma mulher comprometida com outro homem), Carlota (uma mulher encantadora, porem comprometida), Guilherme (grande amigo de Werther que faz-se constantemente de conselheiro) e Alberto (homem justo, possuidor de grande estima por parte de Werther e futuro marido de Carlota).
Olhando de soslaio pode parecer  só mais um história sobre o desejo acerca do proibido, e de fato, não há um conto fantasioso e dados aos exageros, ele na verdade é considerado majoritariamente autobiográfico,  Goethe consegue gravar esse romance na historia como um dos maiores já escritos pelo simples fato de conseguir transmitir o sentimento de paixão, êxtase e desespero pelo qual passa o personagem que dá nome ao livro. Darei um exemplo disso e você decide se vale a pena ou não:
"Hoje não pude ir ver Carlota, uma visita inesperada me segurou em casa. Que havia a fazer? Mandei o meu criado ao encontro dela, só para ter junto de mim alguém que tivesse estado em sua presença. Com que impaciência o esperei, com que alegria tornei a vê-lo! Não tivesse vergonha e teria me atirado ao seu pescoço e coberto seu rosto de beijos. Falam que a pedra de Bolonha, quando exposta ao sol, absorve seus raios e reluz por algum tempo durante a noite. Dava-se o mesmo comigo e aquele rapaz. A lembrança de que os olhos de Carlota haviam pousado em seu rosto, em suas faces, nos botões de sua casaca e na gola de seu sobretudo, tornava-o tão querido, tão sagrado para mim!" 



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário